Turismo de Cachoeira de Minas

Cachoeira de Minas está situada no sul de Minas Gerais, cidade de terras férteis e ricos mananciais, que foi motivo de disputa entre os municípios vizinhos nos tempos da colonização de Cachoeira de Minas. Hoje o município é um dos maiores produtores de polvilho azedo do país.

Seu artesanato mantém a tradição do sabão de cinza e do crochê, e destaca-se pelos móveis e artefatos de cana-da-índia, vendidos para vários estados. A cidade promove durante o mês de julho a tradicional Festa da Fogueira de São Pedro, que atrai todos os anos milhares de visitantes.

Entre as atrações naturais destacam-se as serras Monte Belo e dos Machados e os rios que cercam o município. Cachoeira de Minas, situada entre montanhas, oferece boa qualidade de vida, própria para descanso e lazer.

Seu grande atrativo turístico é o calendário de eventos , que no decorrer do ano, dezenas de eventos culturais, folclóricos e religiosos se realizam na cidade atraindo muitos turistas que procuram o clima de hospitalidade mineira que Cachoeira de Minas oferece. Dentre os eventos realizados destaca-se a Festa da Fogueira de São Pedro, quando é erguida a maior fogueira cheia de lenha do Brasil, atraindo aproximadamente 30 mil pessoas na noite do Acender da Fogueira. O carnaval de Cachoeira de Minas é considerado o mais seguro e tranquilo do Sul de Minas, atraindo muita gente que busca uma folia sadia, familiar e divertida. Em Cachoeira de Minas, o turista respira Minas Gerais em muitos eventos, como é o caso do Encontro de Bandas, da Tratorada (desfile de tratores), do Festival Sertanejo e do Desfile de Carros de Boi (que levam lenha para a Fogueira. Em sua próxima viagem desfrute da hospitalidade de Cachoeira de Minas.