Ofício

• Fonte: Câmara Municipal
  • Publicado em: 15/01/2021
  • Assunto: Atividade Legislativa

Cachoeira de Minas, 15 de janeiro de 2021.

Com nossos cordiais cumprimentos, servimo-nos deste para vir respeitosamente perante V.Exa. expor e requerer o que segue:

Há tempos, mas principalmente recentemente, vem ocorrendo graves acidentes na Rodovia MG 173, em alguns trechos da rodovia dentro dos limites do Município de Cachoeira de Minas – MG.

São vários os acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Podemos citar a conhecida curva do “S”, no KM 15 sentido Cachoeira de Minas a Conceição dos Ouros, local que já aconteceram vários acidentes automobilísticos graves com vítimas fatais, pois a curva é muito acentuada, o local tem pouca sinalização de perigo, o que faz com que os motoristas que não conhecem o local se percam na direção, ocasionando acidentes.

Outro trecho em que ocorreram vários acidentes gravíssimos, deixando novamente várias vítimas fatais, situa-se no Km 11 da referida rodovia (sentido Cachoeira de Minas – Rodovia BR 459, logo após o portal da cidade).

Para se citar apenas um exemplo, no último domingo (10/01/2021) um veículo se perdeu na pista, atingindo de frente a outro veículo que vinha na mão oposta, ocasionando o falecimento de uma pessoa e deixando quatro feridos, que foram encaminhados para o hospital na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG.

É certo que é obrigação do Poder Público zelar pela segurança dos cidadãos que transitam por nossas rodovias; também é certa a existência de trechos com elevados riscos de acidentes na Rodovia MG 173 (em especial nos locais ora mencionados); outro ponto que merece destaque é o fato do enorme fluxo de veículos que transitam diuturnamente pela Rodovia MG 173, haja vista ser esta um importante elo entre o Sul de Minas e o Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.

Diante de todo o exposto, solicitamos a costumeira atenção e empenho de V.Exa. no sentido de verificar junto ao setor de engenharia responsável a adoção de medidas necessárias à redução de acidentes, em especial nos trechos ora mencionados. Acreditamos que o estudo técnico poderá apontar a necessidade de instalação de guard rail, sinalização mais incisiva, redutores de velocidade, instalação de radares, dentre outras medidas, tudo com o fito de preservar a vida dos usuários da Rodovia MG 173.

Certos da costumeira atenção de V.Exa., antecipadamente agradecemos, colocando esta Casa à inteira disposição.